DEGEO

DEGEO

8 de ago. de 2011

ANÁLISE DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ


Cicera Pereira da Silva*
Denise da Silva Brito*


INTRODUÇÃO


Em todo o Brasil, a Previdência Social garante renda diretamente a mais de 23 milhões de pessoas e, indiretamente, a outras 55 milhões. O INSS alcança mais de 78 milhões de pessoas, o que representa mais de 45% da população brasileira. Sem ela, milhões de pessoas se somariam à população com renda considerada abaixo da linha da pobreza. Com seus variados benefícios e sua rede de grande capilaridade e penetração, a Previdência social tornou-se de fundamental importância para muitos brasileiros. A previdência social do Brasil baseia- se na seguridade e os sistemas de previdência que foram estruturados com base em um sistema de repartição, onde os ativos financiam os inativos. Na cidade de Juazeiro do Norte com a previdência social os habitantes ganharam mais seguridade e a cada dia novos contribuintes já que a cidade cresce de forma acelerada. A previdência social possui três importantes papeis na sociedade que são o social, o econômico e o político, ele abrange a cobertura, mediante contribuição, de riscos decorrentes de doença, invalidez, velhice, morte, proteção à maternidade; concedendo auxílio-doença, aposentadoria e pensão por morte. Portanto, é um sistema estatal cuja principal função é a proteção social de trabalhadores que se aposentam ou que, por algum dos motivos já citados, ficam impossibilitados de trabalhar. Infelizmente, nos últimos anos, houve um sucateamento do aparato que protege o tabalhador. Mesmo levando em consideração que inúmeras contratações foram feitas para esse órgão, o atendimento à população é péssimo, forçando trabalhadores de avançada idade ou lesionados, a enfrentarem filas e mais filas para atendimento, além de uma burocracia sem fim para concessão dos benefícios.

O CRESCIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL EM JUAZEIRO DO NORTE


Figura:1 Visão aérea de Juazeiro do Norte (ceará Brasil ) Fonte juanews-100anos.blogspot.comJuanews-100anos. blospot.com (2011)

cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri, distante cerca de 560 km de Fortaleza, pela BR 116. É a maior cidade do interior cearense, a área territorial é 248, 223 (Km²). Limites ao norte, com Caririaçu; ao sul, com Barbalha; a leste, com Missão Velha e ao oeste com o Crato.   Segundo o IBGE tem uma população residente 249.939 pessoas, sendo 118.353 homens e 131.586 mulheres, têm um eleitorado de 142.716 eleitores.
Com o acelerado crescimento da cidade de Juazeiro do Norte a procura por benefícios previdenciários também aumentou, devido os empregos formais que segundo o IPECE, os principais são nas áreas de Extrativismo mineral, indústria e transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços, administração pública, entre outros, e a faixa etária que se concentra esses empregos formais esta de 30 a 39 anos. Segundo o IBGE em Juazeiro do Norte, as Estatísticas do Cadastro Central de Empresas em 2009, o número de unidades locais é 5.616, o Pessoal ocupado em um total de 38.825 pessoas, Pessoal ocupado assalariado 32.928 Pessoas. Essas são as pessoas que estão trabalhando nas fabricas tem os servidores públicos e diversos outros contribuintes que todo mês deixa um pouco do seu salário para a previdência social.
“A Previdência Social é uma das poucas políticas públicas que funcionam no Brasil, reduzindo as desigualdades sociais e exercendo influência extraordinária na economia de um incontável número de municípios brasileiros” (FRANÇA, 1991, p.xiii). As desigualdades sociais desta cidade são claras como a falta de estruturas dos bairros que contam com uma saúde precária, falta de saneamento entre outros problemas, quem mais sofre com essa desatenção são as crianças, os idosos que são chamados de inativos, já que os mesmos são sustentados pelos ativos. A redução da pobreza é uma das condições para impulsionar o crescimento econômico de determinadas cidades ou países. O ritmo que cresce a cidade falta também um planejamento eficaz para suprir as necessidades da maioria da população, soluções para a atual situação das pessoas que nela vivem. Os efeitos da mudança de composição do eleitorado brasileiro, resultante do envelhecimento populacional, nas reformas do sistema previdenciário brasileiro são discutidos com o aumento do contingente de maduros e idosos, sua preferência tende a ganhar mais peso nas eleições. Como tais pessoas já estão no mercado de trabalho e reformas no sistema previdenciário afetam-nas no médio ou curto prazo, seus interesses são preservar as regras generosas hoje vigentes.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importacia que tem essa instituição não só para a cidade de Juazeiro do Norte como tambem para o país por ser umas das politícas públicas que melhor funciona no Brasil, para que esta instituição funcione de forma igualitaria perante os contribuintes seria necessário que as reformas feitas, não fosse de responsabilidade só dos  politicos, que os contribuintes que os colocaram no poder para representa-los tivesse direito de participar destas reformas.  É desejável que se aumentem os anos de contribuição em relação aos de aposentadoria, para não correr o risco, de daqui a algumas décadas, de ter que diminuir o valor da aposentadoria. Devemos encarar esse desafio não como um sacrifício, mas como uma oportunidade provavelmente menos dolorosa do que parece e cujos resultados serão usufruídos por todos os brasileiros por muitos anos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GIAMBIAGI, Fábio; TAFNER, Paulo. Demografia a ameaça invisível – O dilema previdenciário que o Brasil se recusa a emcarar. 1º. Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010, 198p.
FRANÇA, Álvaro Sólon de. A previdência social e a economia dos municípios. [s.l:
s.n], [200-?].
Graduandos do Curso de Geografia do IV – Semestre
Disciplina – Geografia da População
Professor – João Ludgero Sobreira Neto

2 comentários:

  1. O ARTIGO ABORDA UM ASSUNTO BASTANTE INTERESSANTE,PORÉM IDENTIFICAMOS ALGUMAS FALHAS NA ESTRUTURA DO SEGUINTE ARTIGO,TAIS COMO; A FALTA DO RESUMO EM SI QUE ABORDA A IDEIA CENTRAL,AS PALAVRAS-CHAVE,A FALTA DE COMENTARIOS PROPRIOS SOBRE ASSUNTO;MAS MESMO ASSIM GOSTAMOS DA TEMATICA ABORDADA. FOI APRESENTADA COM CITAÇÕES DE ALGUNS AUTORES SOBRE O ASSUNTO,TEVE DADOS ESTATISTICOS,ENFIM. É UM ASSUNTO QUE REALMENTE NECESSITA DE ATENÇÃO.

    atenciosamente.
    jadielle lidiane e elaine vieira.
    IV -0 semestre noite

    ResponderExcluir
  2. O próprio título do artigo propõe uma análise do sistema previdenciário da cidade de Juazeiro do Norte-CE, no entanto no corpo do artigo houve uma carência de dados e informações relacionados à sua temática principal. Faltou especificidade em relação aos sujeitos beneficiados ou não pelo sistema previdenciário.

    Mickaelle Braga- mickaellesilva@hotmail.com
    Gilliard Martins
    IV SEMESTRE Manhã

    ResponderExcluir